sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CENSO MENTIROSO REALIZADO NO DIA 02-08-2007.UNIVERSITÁRIOS FAZEM CENSO SOCIOAMBIENTAL EM PARATY-MIRIM

UM CENSO SOCIOAMBIENTAL DA REGIÃO DE PARATY MIRIM, NO ENTORNO DA RESERVA ECOLÓGICA DA JUATINGA, ADMINISTRADA PELO INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS ( IEF -RJ ) ESTÁ SENDO REALIZADO POR UM GRUPO DE UNIVERSITÁRIOS EM CARÁTER VOLUNTÁRIO. O OBJETIVO DO LEVANTAMENTO É QUANTIFICAR MORADORES E CASAS EXISTENTES NO LOCAL, ALÉM DE FAZER A DESCRIÇÃO AMBIENTAL DAS OCUPAÇÕES E O SEU GEORREFERENCIAMENTO.
ALÉM DA RESERVA DA JUATINGA , COM 9,9 MIL HECTARES, O INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS ESTUDA A POSSIBILIDADE DE CRIAR UMA NOVA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NA REGIÃO VIZINHA, ABRANGENDO PARTE DE PARATY MIRIM. A REGIÃO, CONHECIDA COMO ÁREA ESTADUAL DE LAZER DE PARATY MIRIM, SERÁ TRANSFERIDA PELO INSTITUTO DE TERRAS DO RIO DE JANEIRO ( ITERJ ) PARA O IEF-RJ.
- NOSSA INTENÇÃO É PROPORCIONAR NÃO SOMENTE A PROTEÇÃO , MAS TAMBÉM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA REGIÃO. QUALQUER MEDIDA RELACIONADA COM A NOVA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO SERÁ PRECEDIDA DE UM ESTUDO TÉCNICO E A COLABORAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS É FUNDAMENTAL - AFIRMOU A PRESIDENTE DO IEF , YARA VALVERDE.
A REGIÃO DE PARATY MIRIM É MONITORADA REGULARMENTE POR ESTAR SITUADA NO ENTORNO DA RESERVA DA JUATINGA E SER O LOCAL DA SUA SEDE. DE ACORDO COM O CHEFE DA RESERVA, A FALTA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E A UTILIZAÇÃO DO EMBARCADOURO PARA O TRANSPORTE DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO SEM LICENÇA ESTÃO ENTRE OS PRINCIPAIS PROBLEMAS VERIFICADOS NA ÁREA.
APÓS CONCLUÍREM O TRABALHO EM PARATY MIRIM, OS ESTUDANTES - TODOS ALUNOS DE BIOLOGIA DAS UNIVERSIDADES MACKENZIE ( SÃO PAULO ) E SANTA ÚRSULA ( RIO ) VÃO REALIZAR O LEVANTAMENTO DO NÚMERO DE CAMPINGS, POUSADAS E CASAS DE ALUGUEL PARA VERANEIO NA PRAIA DO SONO, UM DOS PRINCIPAIS DESTINOS TURÍSTICOS DA RESERVA DA JUATINGA. O TRABALHO SERVIRÁ DE BASE PARA ESTABELECER CRITÉRIOS SOBRE A CAPACIDADE DE SUPORTE DE TURISTAS PARA O VERÃO DO ANO QUE VEM.
- A QUANTIDADE EXAGERADA DE TURISTAS PODE LEVAR Á DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DE ÁREAS PROTEGIDAS DA RESERVA. ESTA QUESTÃO PREOCUPA NÃO SOMENTE AO IEF,             MAS TAMBÉM AOS MORADORES RESSALTOU O CHEFE DA RESERVA.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário